Adaptação

“Quando a circunstância é boa, devemos desfrutá-la, quando não é favorável devemos transformá-la e quando não pode ser transformada, devemos transformar a nós mesmos.” (Viktor Frankl)

Ligia Moura

5/2/20251 min read

Tem uma frase de Viktor Frankl que, pessoalmente, acho fabulosa para falar sobre adaptação:
“Quando a circunstância é boa, devemos desfrutá-la, quando não é favorável devemos transformá-la e quando não pode ser transformada, devemos transformar a nós mesmos.”

Só para contextualizar, Frankl foi um psiquiatra que viveu no campo de concentração por três longos anos, lá foi onde adquiriu aprendizados e inspirações que contribuíram muito para a Psicologia.

Acredito que o leitor daqui tenha situações menos tenebrosas do que viver em um lugar assim; mas, ainda é válido tomar a mesma abordagem para si.

Dos poucos (proporcionalmente falando) que sobreviveram a esse cruel marco da história, Frankl (um deles) saiu disto dizendo tanto sobre transformar-se ou adaptar-se, que me fez pensar sobre a seleção natural de Charles Darwin. Uma forma semelhante ao entender também que os “mais adaptados, são os que sobrevivem”.

Às vezes podemos nos encontrar num ambiente ou situação que já não adianta mais tentar mudar ou transformar. Está fora de nosso controle. Nesse ponto, saiba olhar para si mesmo e entender qual será sua ação. Existem casos e casos e, às vezes, nem retirar-se é possível (como ocorreu no próprio campo nazista). Nesse contexto, o último atalho é transformar-se.

Deixo, por fim, uma dica de leitura mais aprofundada: Em busca de sentido - Viktor Frankl.